posts recentes

arquivos

tags

participar

links

Sexta-feira, 27 de Maio de 2011
Testes a realizar

 Para testar o bom desempenho e funcionamento da nossa plataforma, iremos recorrer a  testes:

Teste de funcionalidade

Fundamental para o correcto funcionamento da interface. É também conhecido por debugging. Este é um teste que está em constante realização.

Como técnicas de teste e de recolha de dados, utilizaremos unit testing e tabela (já apresentada há dois posts), respectivamente.

 

Teste de segurança

Essencial para assegurar uma protecção eficaz dos dados. Será realizado a nível interno, também recorrendo a unit testing e tabelas para recolha de dados.

 

Teste de compatibilidade

Importante para garantir o correcto funcionamento nos diferentes browsers, com diferentes resoluções, e em diferentes sistemas operativos. Mais uma vez a técnica de teste será unit testing (neste caso cada módulo será uma página, ou seja, testaremos cada página em cada browser e respectiva resolução). Para a recolha de dados será uma tabela.

 

Teste de conteúdos

Devereas importante visto que a nossa plataforma vive das conteúdos. Contudo, será dos últimos testes a realizar, porque entendemos que os outros têm prioridade. O modelo de teste segue o supracitado.

 

Teste de usabilidade

Este tipo de teste tem como objectivo medir a efeiciência, eficácia e satisfação do utilizador. Para medir isto, utilizaremos, respectivamente, tabela com as diferentes tarefas, contagem de clicks  e tempo dispendido em cada tarefa, e para a satisfação faremos uma breve entrevista individual.

Pediremos a 6 participantes, em que o único critério será a "paixão" pelo tema, ou seja, optaremos por pessoas interessadas pela temática, tirando assim máximo proveito das suas críticas, visto ser um tema do agrado.

Relativamente ao contexto, será em ambiente natural (pediremos ao utilizador para utilizar o seu computador. Caso não queira disponibilizaremos dois, PC e Mac), deixando-o assim completamente confortável.

Como técnica de teste e recolha de dados utilizaremos cognitive walktrough, onde fornecemos um guião com tarefas explícitas. Enquanto isso, pediremos, caso o utilizador se sinta confortável, para verbalizar os seus pensamentos (thinking-aloud protocol). Tomaremos todas as notas necessárias.




mais sobre mim

 

Junho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

12
13
14
15
16
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
30