posts recentes

arquivos

tags

participar

links

Quinta-feira, 9 de Junho de 2011
Entrega TP06 | Versão beta - testes

 A segunda fase da entrega: os testes. Estes testes servem para verificar a robustez e qualidade da versão beta, bem como recolher contributos, opiniões e sugestões para o desenvolvimento da versão final.

Os testes que realizamos foram os seguintes:


Teste de funcionalidade (que estão sempre a decorrer)

Neste tipo de teste temos a tabela que temos vindo a actualizar desde a última entrega


 

Conclusão

Com este teste verificamos e testamos as funcionalidades da aplicação, bem como localizar, descrever e corrigir erros/bugs. A construção desta grelha permitiu-nos o controlo do processo de debugging, facilitando a nossa organização como grupo na eliminação de erros.


Teste de segurança

Neste aspecto tivemos o cuidado de encriptar as passwords com MD5, controlar o acesso às páginas por parte de utilizadores sem sessão iniciada e utilizar o método POST para a submissão de dados.

Para este teste recorremos a entidades externas, nomeadamente ao software "Acunetix" (http://goo.gl/Oeiil), que faz um procura de vulnerabilidades de toda a plataforma, bem como do servidor onde se encontra alojada.

 Aqui está o resultado:

 

  Sumário de alertas

 Alerta de prioridade elevada

 Alertas de prioridade média

O erro de prioridade elevada é relativo a uma porta do servidor, com tal não podemos resolvê-la.

Os erros relacionados com o método de encriptação MD5 são um aspecto a melhorar para a versão final.

 

Conclusão

Com este teste percebemos o nível de robuztez do site face a intrusões ilícitas, e permitiu-nos verificar que o MD5 não será o melhor método de encriptação de dados sensíveis, pelo que teremos de encontrar uma melhor alternativa. Permitiu-nos ainda perceber o nível de segurança do nosso servidor.

Já agora, descobrimos também que podemos utilizar esta ferramenta para o lado positivo e negativo, pois com isto vemos que sites estão mais vulneráveis a ataques.

 

Teste de compatibilidade

Para testar a compatibilidade analisamos o comportamento de cada página em 5 browsers (na sua versão mais recente), em 3 resoluções diferentes e dois sistemas operativos diferentes. 

Apenas de referir que, tal como a Google está agora a anunciar o fim do suporte a browsers antigos (1), optamos por optimizar o site apenas para as versões mais recentes de cada browser.

 1 - http://pplware.sapo.pt/informacao/google-anuncia-fim-do-suporte-para-browsers-antigos/


PDFtabela_compatibilidade.pdf

 

Conclusão

Este teste deu-nos uma visão sobre a consistência e compatibilidade do site entre diferentes browsers, resoluções e sistemas operativos. Como era de esperar, os comportamentos são diferentes em cada um deles, pelo que o nosso desenvolvimento tenta ao máximo minimizar essas diferenças.

A construção desta grelha ajuda-nos a controlar o processo de correcção, porque desta forma vamos directos ao erro, e sabemos especificamente onde falha.

Analisando então a tabela, verificamos que os erros mais críticos acontecem no Opera, onde a timeline "salta" para o ano 2038 numa primeira interacção, e no Safari, onde a página da timeline só é crrectamente apresentada depois de um refresh à página (o que nos deixou confusos porque não entendemos a razão disto acontecer). Felizmente estes browsers são os menos utilizados, totalizando apenas 6.4% de utilização, em Maio (fonte: http://www.w3schools.com/browsers/browsers_stats.asp).


Teste de usabilidade

Este teste foi realizado por 6 participantes, sub-divididos em 3 categorias: 2 participantes com gosto pelo tema, 2 com literacia técnica e 2 sem literacia técnica. Será assim para recolhermos críticas e opiniões mais diversificadas, permitindo evoluir o projecto.

Para recolher os dados submetemos os participantes a uma utilização da plataforma segundo um guião, enquanto estava a ser gravado o monitor, para registar todos os movimentos. Pedimos ainda aos participantes para verbalizar todos os pensamentos enquanto navegavam pelo site.

Durante todo este processo íamos também tirando as notas necessárias.

neste teste medimos a eficiência (em tempo e número de clicks) e a satisfação do utilizador (perguntámos no fim ao participante se o site lhe agradou e que sugestões teria para o mesmo.

PDF - tabela_usabilidade.pdf

PDF - cognitive_walkthrough.pdf

 

Conclusão

Este teste ilucidou-nos sobre a forma de utilização da plataforma, ou seja, conseguimos perceber, no contexto real de utilização, se o site é  eficaz/eficiente e se os utilizadores ficam satisfeitos ou não.

Analisando então os resultados, em primeiro lugar percebemos que os utilizadores ficaram satisfeitos, pois descreveram, na generalidade, a aplicação como intuitiva, visualmente agradável e acessível. 

Um outro aspecto positivo que retiramos deste teste, foi que os utilizadores associam bem o botão "Minhas memórias" como link para a página das fotografias do próprio utilizador (e para carregar fotos também).

No entanto, reparamos que falhamos num ou outro aspecto: na página de descrever as fotografias, os utilizadores ficam confusos com os botões de finalizar e continuar, e pensavam também que ao terminar os dados ficariam todos gravados automaticamente (sem gravar individualmente). Isto foi assinalado pela maioria dos participantes.

Na página editar perfil, vários utilizadores pensaram que o botão "Alterar dados" apenas alterava os dados textuais e não submetia a alteração do avatar. isto talvez será resolvido com o reposicionamento do botão.

 

Teste de CSS

Este teste foi realizado, no site http://jigsaw.w3.org/css-validator/, para percebermos se a nossa folha de estilos corresponde aos standards web e se está bem construída.

 

 

Conclusão

Depois desta análise verificamos que o código está dentro dos conformes: os erros que existem dizem respeito a código que diz respeito apenas a determinados browser, ou seja, código para um determinado aspecto funcionar num browser específico, e os alertas é sobre código repetido.

 

 

Em suma

Todos estes testes foram deveras úteis, na medida em que permitirá uma melhor evolução do site, bem como perceber o ponto da situação em que nos encontramos. São também essenciais, no caso específico do de usabilidade, para retirar feedback e adaptar o site ao público-alvo, melhorando a sua experiência de utilização. 

É de salientar que com a evolução do projecto, fomos sempre fazendo os respectivos testes (nomeadamente os de funcionalidade e compatibilidade), para não chegarmos ao fim e sermos surpreendidos. Permitiu também acompanhar o comportamento do site nos três browsers mais utilizados, e como se vê no resultado do teste, são os browsers onde obtemos melhores resultados.

Em jeito de remate, podemos afirmar com segurança que estes testes são indispensáveis a qualquer projecto.




mais sobre mim

 

Junho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

12
13
14
15
16
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
30