posts recentes

arquivos

tags

participar

links

Quinta-feira, 24 de Fevereiro de 2011
Entrega TP01 - Briefing

Apresentação do projecto

Memórias de Aveiro é um projecto baseado nos novos paradigmas da web 2.0, onde se pretende implementar uma rede social para a partilha de memórias sobre espaços urbanos através fotografias georreferenciadas. Através destas as comunidades poderão interagir, partilhando histórias, recordações, momentos, vivências.

 

Conceito chave e objectivo geral

O conceito chave desta rede social será o retrato da evolução temporal de um dado espaço urbano (neste caso Aveiro), a preservação da memória colectiva e do património que poderá já não existir. Desta forma, o objectivo é, com cada fotografia partilhada, evocar memórias e vivências, potenciando assim histórias de vida, momentos…

 

Público-alvo

O público-alvo da plataforma será composto por pessoas com gosto por fotografia e com interesse na partilha de memórias, tendo como ponto de partida a georreferenciação e catalogação das fotografias, podendo despoletar no seio da comunidade a troca de histórias e/ou vivências. É também dirigido para todos os amantes e interessados em história ou evolução física de uma região/local; para curiosos que gostem de passar o tempo a explorar espaços sem, podendo ver e arquivar a sua evolução ao longo do tempo. É composto ainda por associações e colectividades culturais, desportivas, movimentos de cidadãos como potenciais interessados na preservação do património, cultura e vivências de um espaço urbano.

O público que está também directamente relacionado com as associações e colectividades culturais, com as associações desportivas e os movimentos criados pelos cidadãos, são potenciais interessados na utilização desta plataforma, visto terem interesse na preservação do património, cultura e vivências de um espaço urbano.

 

Funcionalidades

Depois de analisados os resultados do levantamento do estado da arte, incluindo a tabela de pontos fortes, as funcionalidades que pretendemos são as seguintes:


·  Upload simultâneo de múltiplas fotografias

·  Ler/extrair os metadados EXIF das fotografias que os possuam para uma mais simples catalogação

·  Dar a possibilidade de catalogar essas fotos através de tags

·  Timeline (mecanismo para a visualização cronológica das imagens)

·  Georreferenciação de fotografias

·  Adicionar comentários/histórias para partilhar com a comunidade

·  Pesquisa de região/local/edifício

·  Registo/login/criação de perfil

·  Adicionar amigos/seguir amigos/últimas fotos dos amigos

·  Galeria de fotos de um utilizador

·  Ver no mapa (a foto/local pretendido)


 

Diferenciação

Esta plataforma serve de suporte para a partilha de memórias de cariz histórico, social, cultural de uma determinada região. Para isso inclui-se na plataforma os novos paradigmas da Web 2.0 onde o utilizador constrói em comunidade as suas memórias.

A preocupação desta plataforma é a partilha de memórias, o potenciar de histórias e de vivências pela comunidade que a utiliza. O que a distingue da restante concorrência é a possibilidade de partilha de memórias e histórias sobre cada foto/local. Poderá ainda haver discussões entre membros da comunidade sobre a própria foto ou as histórias e vivências que dela derivam.

 

Análise SWOT

 SWOT

 (clicar na imagem para ampliar)

 

NOTA: Apenas de referir que todo o conteúdo acima está limitado a uma página A4, como foi pedido pelo professor Nuno Ribeiro.




mais sobre mim

 

Junho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

12
13
14
15
16
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
30