posts recentes

arquivos

tags

participar

links

Quinta-feira, 31 de Março de 2011
Entrega TP03 | Demo gráfica e demo técnica

Para o presente projecto - Memórias de Aveiro, uma rede social para um arquivo fotográfico urbano georeferenciado -, para o módulo 3 da disciplina, foi proposto a criação de uma demo gráfica, onde se pretende apresentar o conceito do projecto, demonstrar funcionalidades e ilustrar módulos/componentes principais; e a criação de uma demo técnica, onde se pretende demonstrar a viabilidade das tecnologias estudadas e representar componentes que confiram identidade ao projecto.

 

Demo gráfica

 A nossa demo gráfica foi construída numa ferramenta de mockup: o Pidoco (https://pidoco.com/en), sendo portanto uma demo prática, onde é possível navegar e interagir. A acompanhar esta demo disponibilizámos um guião, para auxiliar à sua exploração, onde se indica um percurso que permite passar por todas as páginas e funcionalidades que constam do mockup. Ainda para auxiliar o utilizador nessa exploração estarão presentes notas explicativas em todas as páginas. Aconselha-se vivamente a leitura dessas notas laterais, antes da exploração de cada página.
Apenas de referir que para adicionar amigos é necessário aceder ao perfil do determinado utilizador, bem como para adicionar uma foto às fotos favoritas, onde é necessário um acesso à foto em primeiro lugar e só depois se fará a referida adição.

Link: http://goo.gl/A5TAz

HTML (Caso o link não funcione): demo_grafica_memorias.zip

Guião auxiliar à exploração: Guiao_da_demo_grafica_Memorias.pdf

 

 Demo técnica

A demo técnica ao nível visual é minimalista, dado que o foco do seu desenvolvimento se centrou como é óbvio nos aspectos técnicos.
As funcionalidades implementadas são as nucleares à plataforma e compreendem:

1. Registo

No que diz respeito ao registo, o importante era realizar a sua implementação, portanto caso o registo seja bem ou mal feito, ou seja, se houver algum erro ou registo repetido, o utilizador será sempre redireccionado para o index e verá uma mensagem de sucesso no registo (isto apenas para obter algum feedback que o processo de registo terminou).

2. Login

O login seria necessário para desbloquear todas as funcionalidades, mas nesta demo o objectivo do login é apenas validar a sua implementação com comunicação com a base de dados, porque as outras páginas estão acessíveis, com ou sem login.

3. Upload múltiplo de ficheiros

O upload permite o envio simultâneo de várias imagens, mas a única forma de perceber que está a funcionar é indo à respectiva pasta no servidor. (O caminho da imagem não é gravado na base de dados, posi já demonstramos o processo de gravação de dados, aqui o importante é mesmo o envio de várias fotos)

Ainda de salientar que toda esta funcionalidade não recorre apenas a Javascript, o que permite a selecção das várias imagens é em Flash.

4. EXIF

Nesta página encontra-se a litura dos metadados EXIF de uma imagem (pré-definida nesta demo), exclusivamente para a latitude e longitude.

5. Georreferenciação

Consiste em adicionar um marcador no mapa (guarda apenas as coordenadas na base de dados, não é necessário guardar mais informação nenhuma para a demo), clicando sobre ele e/ou arrastando.

6. API do mapa 

Na página do mapa apenas aparece o mapa, em bruto, com os marcadores nas respectivas coordenadas das fotos (alimentado pela base de dados). Ao carregar em cada marcado aparece o seu balão com a informação respectiva, mas com um pequeno bug, o balão aparece sempre no mesmo sítio, tal será obviamente corrigido em fases posteriores do desenvolvimento do projecto.

 

Quanto aos formulários, não têm para já qualquer tipo de validação dos valores introduzidos.

 

NOTA: Todas as funcionalidades apenas foram testadas no Firefox 4.

 

Link: http://linlabmm.ca.ua.pt/photomem/index.php (é necessária a ligação por VPN)

Guião auxiliar à exploração: Guiao_da_demo_tecnica_Memorias.pdf

 

 Reflexão crítica / Conclusões

Durante o desenvolvimento das demos gráfica e técnica, o grupo apercebeu-se que estas são etapas fulcrais para um melhor entendimento do projecto, na medida da tomada de decisões quanto a opções gráficas/organização de conteúdo e quanto à eficiência técnica das funcionalidades, tanto a nível de desenvolvimento como ao nível do utilizador.
De um modo geral, conclui-se que a demo gráfica é extremamente útil para um melhor entendimento da estrutura do projecto, de como irá ser disponibilizado e apresentado o seu conteúdo, bem como as relações entre cada uma das páginas e como se irão interligar as diversas funcionalidades. É também importante para ter em conta algumas regras de usabilidade, pois no nosso caso, foi necessário uma remodelação considerável devido à falta de eficiência em várias opções de navegação e de disposição de conteúdos (nomeadamente na redundância de informação).
No entanto, o grupo sentiu ligeiras dificuldades no arranque desta demo, pois sem qualquer estudo prévio de layout, o grupo não tinha ainda uma noção bem definida da disposição dos conteúdos.
Já a demo técnica é bastante relevante para verificar, na prática, se as opções tomadas em fases anteriores eram realmente viáveis. Perceber se seria possível conceber as funcionalidades mais complexas do projecto e perceber de certa forma até que ponto seria possível implementar o pretendido (fase do “primeiro contrato” com o cliente).
Nestas demos o grupo conseguiu cumprir as expectativas e implementar tudo ao que se propôs, sem nenhum obstáculo de maior. Estas demos serviram ainda para provar que as tecnologias analisadas no módulo anterior funcionam e cumprem a sua função.
Para concluir, o grupo pode afirmar que as demos são determinantes no desenvolvimento de qualquer projecto, pois permitem uma visão futura, alterando, removendo ou adicionando aspectos e funcionalidades necessárias, bem como reduzem a incerteza técnica. Em suma, a demo gráfica e a demo técnica deram a perceber como se apresentará e como funcionará a plataforma, e que as soluções encontradas actualmente serão as mais adequadas no desenvolvimento do projecto.
 




mais sobre mim

 

Junho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

12
13
14
15
16
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
30